sábado, 15 de junho de 2013

Tecido em spray


(Imagem: Alagoas naNet)

(Imagem: Criativa)

O designer espanhol Manel Torres, em parceria com engenheiros químicos no Imperial College e com o Royal College of Arts (Londres), criou o tecido em spray, Fabrican (nome que mistura fabric –tecido com can – lata). O spray espirra fibras de algodão, que criam ligações entre si e se combinam com polímeros, formando o tecido.
As fibras ficam em estado líquido com o uso de um solvente e ao tocarem a pele, se transformam em uma camada fina de tecido. A roupa formada pode ser retirada, lavada e vestida de novo. Além de fabricação de roupas, o spray pode ser usado em design, curativos médicos, toalhas higiênicas e automobilismo.
A invenção foi feita e patenteada em 2000, como um tecido feito instantaneamente por aerossol ou a jato, e recentemente virou produto.







(Imagens: Fabrican)

(Imagem: Gear Live)

(Imagem: Univers-G)

 Manel Torres disse que a idéia surgiu quando ele pensava em criar um material rápido, confortável, sem costura e futurístico. Ele testou varias alternativas e se voltou para os princípios dos primeiros tecidos, como o feltro, que são eram feitos sem costura e sem tecer, por meio de união das fibras.







Interessante ver como algumas pessoas têm algumas idéias. E como tem gente interessada em desenvolver novas idéias, em contribuir de algum jeito com as coisas. Fora que deve ser muito legal você conseguir fazer roupas que te sirvam direitinho de um jeito tão legal. Fiquei com vontade de experimentar.

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário