quinta-feira, 9 de maio de 2013

Não vamos transformar o "fazer as unhas" no novo "se depilar"

Tudo bem, as unhas ficam bonitinhas quando tiramos cutículas, pintamos... mas vocês repararam no que está acontecendo ultimamente? Tem gente que se sente feia sem pintar as unhas. Abaixo a ditadura de ter que ter unhas perfeitas. 
Eu também gosto que minhas unhas estejam bonitas. Eu também pinto as unhas... mas as vezes. Quando dá vontade, às vezes, não sempre, não por obrigação. Minha vontade não é sempre então não faço sempre, porque fazer por obrigação é chato pra caramba. O tempo que você perde... é chato. Então, não gosto de fazer por obrigação (acho que já deu para entender, né?). Aliás, gosto do jeito que minhas mãos ficam com as unhas sem esmalte. De verdade.
Tudo bem que há um certo tempo se tem o costume de fazer as unhas, mas essa obsessão do jeito que temos agora é meio recente. E se você gosta de fazer as unhas, beleza. Mas não se sinta feia sem estar com as unhas feias. E não deixe exigirem de você que tenha esmalte as unhas! 
Veja só, temos que nos depilar. É sim uma obrigação social. Não uma obrigação no sentido de que você vai ser presa se não se depilar. Mas vai ser julgada pela sociedade. E eu mesma me sinto mais feia se, por exemplo, estou de saia e pernas peludas (mesmo que não estejam tão peludas, mesmo que sejam pelos visíveis só para mim), tanto que sucumbo a pressão da sociedade e pernas peludas + saia não ocorre. Aliás, eu era mais neurótica com isso, mas depois que percebi que não leva a nada estou mais tranquila. Mas experimente sair de axilas peludas e verá que a sociedade terá olhos maldosos... mulheres que não se depilam são vistas como desleixadas e até porcas... Que mentalidade horrível essa! 
Vamos não deixar isso acontecer com nossas unhas. Não queremos mais uma obrigação social, ou queremos? O que nos exigem já não é demais? Por exemplo, recentemente, a Gillette tentou fazer com que os homens se sentissem feios por terem pelos (vídeos no fim do post)... e eles não caíram muito nessa não. Tudo bem que ultimamente alguns homens optam por se depilar e tudo bem se essa for a escolha deles, mas não pode ser por obrigação. Não só porque alguém quer que você aja assim. E os homens simplesmente não gostaram muito da ideia e não deixaram fazer isso com eles (aliás, não vamos fazer e nem deixar fazer com os homens o que fizeram conosco). Não vamos cair nessa também de ter que ter as cores da moda nas unhas a custo de cansaço (fazer as unhas cansa, pelo menos para mim) como se fosse a coisa mais legal do mundo! 


(Imagem: circulando no Facebook)

Tudo bem se você gosta de enfeitar suas unhas, não deve se recriminada por fazê-lo também (assim como depois da luta para a mulher ter seu direito e poder trabalhar com o que realmente quer e gosta, as que escolhem ficar em casa acabam sendo vistas com mas olhos por parte da população) é uma escolha de cada um e o que interessa é que a escolha de cada um deve ser respeitada. 
Só por favor, não quero mais uma obrigação social. Porque eles colocam isso na sua cabela e você acaba comprando, como na situação em que  te dizem tanto que é feio ter pelos que você acaba se sentindo mal por ter o que a natureza te deu! Só não quero mais obrigações desse tipo que são sutilmente colocadas como se não fossem obrigações... ah, os tais dos padrões sobre os quais sempre falamos... mas por favor, só não quero que o "fazer as unhas" seja o novo "se depilar".





Nenhum comentário:

Postar um comentário