sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vingança

Como aprendemos no Chaves: a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.
Como explicar a vingança, né? Comecei a assistir Revenge e estou gostando. Caso você ainda não conheça o Revenge, saiba mais aqui


E o seriado me fez pensar sobre vingança. Sobre o porquê da vingança. Se vingar não vai aliviar o ocorrido em si. Se alguém te faz mal, a vingança não vai fazer o que aconteceu não ter acontecido. Acho que o que acontece é o pensamento "eu estava quieto no meu canto,alguém me perturbou, me fez me sentir mal. E essa pessoa nem ligou. Então, vou fazer ela sentir o que eu senti". E isso dá um alívio. Por isso existe o desejo de se vingar, na minha opinião. Você quer que o outro saiba como você se sente, já que no início ele não demonstrou compaixão, por ter te magoado. 
Acho que só deve-se pensar nas consequências antes de uma vingança. Nas consequências para você mesmo. Primeiro, pensar se não será iniciada uma briga, já que sua vingança pode provocar uma vingança do outro e depois uma sua e depois do outro de novo. Será que você realmente quer essa situação? E depois, às vezes, para se vingar, as pessoas fazem coisas que normalmente não fariam e não queriam fazer, então acabam duplamente machucadas: uma vez pelo ocorrido em si e de novo por terem feito algo que não queriam. 
Esse pensamento não é sobre perdão, pois perdão para ser verdadeiro tem que ser... verdadeiro! Tem que vir de dentro. E é bom perdoar também, porque dá um alívio na angústia. E tem coisas que é difícil perdoar e esquecer e só cada pessoa sabe cada situação que passou e o que sente a respeito disso, não dá para opinar ou tentar se intrometer. Mas acho que se vingar não compensa, porque no fim, o prejudicado acaba mesmo sendo quem tentou se vingar. Seja com consequências, seja emocionalmente. Como foi dito no início do Revenge: Antes de embarcar em uma vingança, cave duas covas (Confúcio).
E o próprio seriado coloca que para se aliviar um mal, você tem dois caminhos: o perdão e a vingança. E pesando nisso tudo, no final, acho que o perdão traz mais benefícios para quem foi prejudicado. Pensando bem egoisticamente mesmo, não perdoar porque quem te fez mal merece perdão, porque às vezes pode ser que nem mereça mesmo. Mas perdoar porque te faz deixar ir embora de dentro de você mesmo aquilo que te machucou. 
Não sei se o que eu penso fica claro. Ou se as pessoas concordam. É que acho que nesse mundo que é lindo, mas tem que seu lado caótico, um pouco de paz às vezes faz bem. Paz no mundo. E, primordialmente, paz interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário