quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cantadas

Li uma notícia que me lembrou de questionamentos que de vez em quando nos fazemos, até porque a situação não parece mudar.
A notícia é sobre uma campanha da Axe em que mulheres vestidas de pedreiras cantam homens que passam na rua. Só que as mulheres são modelos e bonitas e a campanha cria um cenário que é ofensivo, mas não no nível em que as mulheres de verdade passam nas ruas.
Veja a campanha:



Por um lado, o vídeo nos faz perceber que mesmo com as mulheres sendo bonitas, os homens também não ficam confortáveis com as cantadas. A inversão de papéis nos faz ver as coisas com outros olhos. Por outro lado, a campanha não é exatamente engraçadinha, pois acaba tendo um toque de mau gosto. Tenta brincar com uma coisa não legal, já que, como disse antes, a situação que acontece na realidade não faz as pessoas que realmente passam por isso se sentirem lisonjeadas, então não é uma homenagem, como escrito no final do vídeo. Existem tantas coisas ruins nisso e como consequência disso que foi até criada,na China, uma meia-calça peluda para afastar homens com más intenções. Isso entra naquele papo de fazer a vítima mudar de comportamento e não o agressor mudar de mentalidade.

(Imagem: UOL)

Enfim, o questionamento sobre cantadas é feito numa campanha muito legal, veja:


Ele inverte os papéis, com moças bonitas cantando um menino. Mas depois questiona: e se não fossem meninas bonitas e da sua idade? E imagine isso todos os dias desde os seus 11 anos... pois é, muitas mulheres passam por isso. Aliás, mesmo vindo de meninos bonitos, receber cantadas não é legal. Não importa a aparência de quem canta, a atitude não é legal.
E isso é só uma entre tantas coisas distorcidas em nossa sociedade. Isso é o que uma parte da população passa. E outra parte passa por outras coisas desrespeitosas. E outra parte passa por outra. E a que é vítima de uma coisa agride o outro com outra coisa.
Não sei se isso muda. Para todo o desrespeito deixar de existir, seria necessária uma mudança em toda a mentalidade da humanidade. Respeito. Será que é querer muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário